Saltar os Menus

Notícias

22 de Março de 2021

Apoios a Livrarias e a Editoras 2021

Regulamentos das linhas de Apoio a Livrarias e a Editoras 2021: Livrarias até 9 de abril, Editoras até 23 de abril.

​Tendo em conta o contexto de evolução recente da situação epidemiológica e a conjuntura particularmente difícil que vivemos, tornou-se premente a criação de novos mecanismos de apoio, bem como a adaptação dos mecanismos já existentes e a prorrogação de um conjunto de medidas de apoio de caráter extraordinário e temporário. No âmbito da portaria do Ministério da Cultura (Portaria nº 37-A/2021) relativa ao Regulamento das Medidas de Apoio à Cultura no contexto de resposta à pandemia da doença COVID-19, medidas publicamente apresentadas no passado dia 14 de janeiro, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) divulga os Regulamentos de Apoio às Livrarias e o Regulamento de Apoio às Editoras.

Estas duas linhas de apoio constituem medidas de apoio destinadas ao setor do livro, tendo por objeto atenuar os efeitos da pandemia e, ao mesmo tempo, estimular e fomentar as diversas atividades ligadas à cadeia do livro, através do estimulo à circulação de obras, para a atualização das coleções das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) e para a salvaguarda do mercado editorial e livreiro em Portugal.

Podem solicitar apoio as editoras e livrarias que preencham os requisitos constantes dos respetivos regulamentos: Linha de Apoio a Editoras 2021 ou Linha de Apoio a Livrarias 2021.

Os pedidos das Livrarias podem ser enviados até 9 de abril (inclusive) e os da Editoras até 23 de abril (inclusive).

Devem ser enviados, para o email culturacovid19.apoiolivro@dglab.gov.pt , os seguintes elementos:

1. Identificação da editora ou da livraria (usar os ficheiros editáveis: EXCEL_contacto_Editora ou EXCEL_contacto_Livraria).

2. No caso das editoras, igualmente proposta das obras para apoio, no ficheiro word editável formulário-obras, bem como os elementos solicitados no regulamento.

3. Declaração sob compromisso de honra, assinada pelo representante da entidade, em como são cumpridos todos os requisitos constantes dos respetivos regulamentos, nomeadamente o que se refere à faturação em livros em 2020.

4. Certidão e declaração comprovativa da regular situação perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social.

Para qualquer dúvida, é favor enviar email para dsl@dglab.gov.pt, com o número de telefone para onde quer ser contactado.

Esta notícia foi publicada em 22 de Março de 2021 e foi arquivada em: Notícias.