17 de Março de 2022
Rede de Livrarias Independentes (ReLI) lança plataforma digital de vendas
A partir de 17 de Março as livrarias independentes da ReLI (Rede de Livrarias Independentes) têm uma plataforma de vendas online. Um catálogo único com livro novo, usado, livro raro, livro de edição independente e edição de autor para colocar no cesto virtual e receber em casa.
É um catálogo em construção, que espera crescer com os leitores e com o público, aumentando diariamente a oferta aí presente.
A plataforma digital de vendas da ReLI contou com o apoio, para o seu desenvolvimento e criação, de várias entidades públicas da área da cultura, nomeadamente o Ministério da Cultura, a Imprensa Nacional, a Biblioteca Nacional de
Portugal e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Foi um longo trabalho de preparação que agora é dado a conhecer, e que se espera que continue a crescer.
O mote da campanha de comunicação – A compra digital é no comércio tradicional – pretende mostrar que é possível disponibilizar digitalmente as vantagens de uma livraria de bairro: curadoria na escolha dos livros, conhecimento de cada um dos leitores ou acompanhamento pessoal de cada cliente. Após a escolha do(s) livro(s), o pedido é encaminhado por e-mail para a livraria, ou livrarias que o cliente seleccionar e a partir daí a comunicação passará a ser directa entre o cliente e a(s) livraria(s).
A ReLI – Rede de Livrarias Independentes dá assim mais um importante passo no sentido de alcançar os objectivos a que se propôs aquando da sua criação em 2020 quando cerca de 80 livrarias independentes se uniram numa coordenação de esforços para enfrentar a crise no mercado livreiro, agravada pela pandemia, e que vinha comprometendo a sua existência.
A imagem que ilustra a campanha é da autoria da artista plástica e ilustradora Susana Marques.
Mais informação: https://livros.reli.pt, www.reli.pt.