3 de Dezembro de 2019
Presença portuguesa na FIL de Guadalajara de 2019
Portugal estará presente na próxima Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) 2019, no México, com um stand oficial e uma comitiva que integra 11 autores, que se têm destacado nos domínios da narrativa, da poesia e da ilustração.
No stand oficial de Portugal – Livraria ao Espelho – estarão à venda 4000 exemplares, de 800 títulos, de diversas áreas da cultura portuguesa, tanto na nossa língua como em língua espanhola. O stand tem a dimensão de 72 m2 e foi projetado pela agência criativa do Turismo de Portugal, I.P., partindo do pressuposto que a criação literária e artística “espelha” a vida e, por isso mesmo, “joga” com o princípio do reflexo.
Durante a FIL, os autores portugueses participarão em diversas iniciativas que integram a programação oficial. Os escritores terão sessões nas “Galas de El Placer de la Lectura”, no “Salón de Poesia”, no “Festival de Letras Europeas”, assim como nos encontros de “Literatura en Lengua Portuguesa”. As ilustradoras participarão nos debates e workshops da VIII FILUSTRA e no “Foro Internacional de Diseño Industrial”.
A programação própria do stand de Portugal incluirá sessões moderadas por estudiosos da literatura portuguesa, tradutores e editores latino-americanos e mexicanos, debates, leituras e a apresentação de obras dos autores presentes, mas também de obras que foram recentemente traduzidas para o mercado da América Latina, como as da escritora Lídia Jorge.
Os escritores Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho e Patrícia Portela estarão ainda no Leitorado de Cultura Portuguesa, na Universidade de Guadalajara, para divulgar e debater com estudantes, professores e outros interessados pela cultura portuguesa, quer as suas obras, quer as tendências mais recentes da nossa narrativa.
Portugal foi o país convidado de honra da edição de 2018 da FIL: um êxito que se refletiu no número de obras traduzidas e editadas no México e em outros países da América Latina, mas também no interesse crescente dos editores de língua espanhola pelas obras em língua portuguesa.
No quadro da Ação Cultural Externa, as áreas governativas dos Negócios Estrangeiros e da Cultura consideram estratégica a participação em feiras internacionais do livro de referência para o crescimento, promoção e maior internacionalização da cultura portuguesa no mundo.
Ficheiros:
Representação de Portugal em Guadalajara com stand oficial e 11 autores de língua portuguesa
Pavilhão de Portugal na Feira Internacional de Livro de Guadalajara