19 de Março de 2014
Prémio Raul Proença
“O caso da Biblioteca Andarilha de Beja – extensão móvel da Biblioteca Municipal de Beja”, de Maria Silvério Morais, ganhou a edição de 2012 do Prémio Raúl Proença.
Este trabalho de investigação ilustra a importância do papel das bibliotecas públicas no combate ao isolamento das populações, nomeadamente no que se refere ao acesso à cultura e à informação, contribuindo em grande escala para a inclusão social das populações mais isoladas.
Instituído em 1998 pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, o Prémio Raul Proença, atribuído no valor de 2 500,00 Euros, é patrocinado pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
A sua finalidade é “distinguir trabalhos realizados no âmbito da Biblioteconomia, da Arquivística e da Ciência da Informação, tendo como principais objetivos estimular a investigação e desenvolver o estudo das qualificações, técnicas e práticas profissionais bem como da política, dos programas e recursos nacionais de informação e da sua inserção e interação na sociedade”.
A cerimónia pública de entrega deste Prémio realizar-se-á no dia 29 de março, pelas 14 horas, na Biblioteca Nacional de Portugal.