Saltar os Menus

Notícias

25 de Maio de 2022

Prémio Bibliotecas e Desenvolvimento BAD DGLAB 2.ª ed.

A nova edição do prémio lançada ontem “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030”, que tem como objetivo distinguir projetos desenvolvidos por bibliotecas públicas portuguesas em conformidade com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, decorre do protocolo assinado entre BAD e a DGLAB em 2020, e representa um esforço conjunto para contribuir para a implementação em Portugal dos 17 ODS considerando um propósito uma responsabilidade de todos.
Este prémio pretende reconhecer e valorizar publicamente o papel impulsionador das bibliotecas portuguesas enquanto estruturas fundamentais de acesso ao conhecimento e à informação e, como tal, essenciais para o cumprimento nacional para a Agenda 2030 em Portugal e incentivar as bibliotecas portuguesas a relacionar os seus projetos com os ODS, evidenciando a sua inequívoca importância para os seus públicos, evidenciando o seu contributo a nível nacional, regional, local e/ou setorial.
Trata-se de uma distinção confirmada pela atribuição de um certificado, não tendo qualquer valor pecuniário.
Podem concorrer as bibliotecas públicas portuguesas, independentemente da sua tipologia, sendo que apenas será aceite uma candidatura por biblioteca.
As candidaturas poderão ser realizadas até ao dia 1 de julho de 2022, sendo que o Regulamento e o formulário de candidatura estão disponíveis no portal Bibliotecas para o Desenvolvimento e a Agenda 2030.
A BAD e a DGLAB, apelam à intervenção de todos – administração central, autarquias, associações, organizações não-governamentais, empresas e sociedade civil – para a sua divulgação e o cumprimento das metas da Agenda 2030. Assim, cabe a todos os interessados demonstrar a sua vontade de participação em torno da união de esforços para o cumprimento dos 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na primeira edição (2018) o júri decidiu premiar o projeto apresentado pela Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento de Condeixa “30 dias, 30 livros — A Maior Lição do Mundo: biodiversidade à nossa volta”. O júri considerou o projeto enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que serve como motor de difusão e divulgação dos próprios ODS ao assumir anualmente o caráter exploratório destes temas com o ensino básico e pré-escolar. Simultaneamente, promove a leitura e o acesso à informação e à educação, para grupos escolares que não possuem acesso à biblioteca escolar. Salienta-se ainda a possibilidade de esta ser uma boa abordagem para um projeto nacional para difundir os ODS de uma forma concertada!
Dada a qualidade dos restantes projetos e a forma inovadora e com impactos diretos como abordaram a temática do Prémio, o júri decidiu ainda atribuir 2 Menções Honrosas aos projetos apresentados pelas Bibliotecas Municipais de Lisboa “Biblioteca humana: não julgue o livro pela capa” e ao projeto apresentado pela Biblioteca Municipal José Saramago (Loures) “Entrelinhas: conversas, fios e contos”.
Os prémios e menções honrosas de ambas as edições serão entregues no evento comemorativo do aniversário da BAD, que se celebra a 7 de dezembro.
Esta notícia foi publicada em 25 de Maio de 2022 e foi arquivada em: Prémios.