Saltar os Menus

Notícias

30 de Agosto de 2023

Nuno da Luz é o vencedor do Prémio Design de Livro 2023

O Prémio Design de Livro 2023 foi atribuído a Nuno da Luz, pelo design do livro Poetry as an echological survival.

As Menções Especiais foram atribuídas ao atelier Macedo Cannatà, pelo design do livro The Artistic Practice of Luísa Mota e a Sofia Gonçalves, pelo design do livro Cata Log Cata Strofe.
O livro Poetry as an echological survival decorre do trabalho de Nuno da Luz apresentado em duas exposições, com o mesmo título, que estiveram patentes, em 2019, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e na Galeria Vera Cortês, em Lisboa. Esta obra, coeditada pela UCEditora e Documenta/Sistema Solar, inclui textos de Margarida Mendes, Nuno Crespo, Nuno da Luz e Stefan Helmreich.
Sobre o livro vencedor, o júri assinalou “a harmónica e atenta orquestração do conteúdo, tipografia, selecção de materiais e especificações de produção. A tradução de dados extraídos do movimento das marés no movimento ondulatório da numeração ou a impressão da maior parte do livro a cor azul (exceto dois cadernos a cores, com fotografias da exposição), são alguns dos indicadores que atestam a coerência conceptual do projeto e a atenção ao detalhe. O projecto distingue-se, ainda, pela postura crítica e ecologicamente consciente.”
Relativamente à Menção especial atribuída à Macedo Cannatà pelo design do livro The Artistic Practice of Luísa Mota, editado pela Mousse Publishing, o júri afirma que o  “… diálogo entre os designers e a artista resulta num objecto expressivo e sensorial. Foi destacada a força da capa, a lombada idiossincrática, a escolha do papel do miolo e a riqueza cromática. Através de jogos de sequenciação e justaposição das fotografias, do arranjo tipográfico e estrutura de conteúdos, o livro oferece uma experiência fluida de navegação e leitura.”

No que se refere à Menção especial atribuída a Sofia Gonçalves pelo design do livro Cata Log Cata Strofe – com desenhos de Mattia Denisse e textos de Artur Dessine – , coeditado pela Dois Dias e Culturgest, o júri afirma “ Neste livro, que resulta de uma relação bem coordenada entre o design e a edição, destacou-se a articulação entre a estrutura narrativa não-convencional, a composição tipográfica onomatopeica e a paginação cuidada. Foi ainda elogiada a economia de meios na produção, expressa nas decisões de formato de bolso e impressão a uma cor, que não comprometem a relação contínua entre a capa, lombada, contracapa e o volume do miolo.”

O júri da presente edição foi composto por Clara Vilar, Joana Pestana, João M. Machado e Maria Neves, que avaliou um total de 112 livros admitidos a concurso. Para além dos vencedores, selecionou também mais 17 livros com vista à competição internacional Best Book Design From All Over the World 2024, promovida pela fundação alemã Buchkunst:
  • Monsieur Valadares / Ideias com Peso Lda.
  • Designing Futures: How can ethics shape design theory and practice / Diogo Lourenço
  • Cindy Sherman — Metamorphosis / Márcia Novais
  • olho – faísca / Marcia Novais
  • Chá nos Açores. Uma tarde na Gorreana / José Albergaria
  • Livro de Tijolo / Pedro Mesquita, Filipe Mesquita, Pedro Serrão, Carolina Peres, Carolina Bagulho, Rita Robalinho
  • Um Feminismo Decolonial / Rui Silva
  • Cemitério das Âncoras / Inês Nepomuceno & Mariana Marques
  • Isabel Carvalho: Langages tissés / ATLAS Projectos
  • Solvitur Ambulando, Vol. I / Ana Resende (assistida por Nilza Lello e Ema Pinto Oliveira)
  • Arte em Espaço Público, Vol. 1 / Ana Resende + Luís Sousa Teixeira (assistidos por Nilza Lello e Ema Pinto Oliveira)
  • Mar negro / Bernardo P. Carvalho & Angelina Velosa
  • Desenha tudo o que quiseres / Madalena Matoso
  • Maria Antónia Siza Leite: 50 Anos Depois / Ana Resende (assistida por Margarida Morais)
  • Vicente Gajardo / Studio Eduardo Aires
  • Teatro do Mal / And Atelier (João Araújo & Rita Huet)
  • Post-normal design: Emergent approaches towards plural worlds / Macedo Cannatà
Valorizar as áreas de criação diretamente ligadas à produção do livro objeto, tais como o design, a qualidade de impressão e do acabamento, a conceção gráfica e o emprego de materiais, são os objetivos que presidiram à criação do Prémio Design de Livro, em 2017, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Este prémio anual tem o valor de 5000 euros, tendo as Menções Especiais o valor de 1500 euros.
Os livros selecionados pelo júri constituem a candidatura portuguesa ao prémio Best Book Design from All Over the World, da Stiftung Buchkunst. A candidatura à edição de 2024 deste concurso incluirá assim um total de 20 livros. Os resultados serão conhecidos no início do próximo ano, e os prémios entregues durante a Feira Internacional do Livro de Leipzig, em março 2024, onde os livros candidatos de todos os países estarão expostos no stand da Stiftung Buchkunst. Todos os livros voltarão a estar em exposição em outubro de 2024, desta vez na Feira Internacional do Livro de Frankfurt.
Nota sobre o vencedor:
Nuno da Luz
Oriundo da alta da cidade que beira a margem Norte do estuário do Tejo. Artista sonoro, designer e publicador, a sua prática circunscreve o aural e o visual na forma de instalações, performances e material impresso; ondulando entre ecologias do ruído, escuta atenta, e o fabrico de livros (através da editora ATLAS Projectos, em conjunto com Gonçalo Sena). Recentemente, tem experimentado e especulado sobre formas sonoras de cosmopolítica através do projeto de pesquisa, em curso, “Sobrevivência ec(h)ológica.
In Poetry as an echological survival.
Consulte a Ata da reunião de júri.
Esta notícia foi publicada em 30 de Agosto de 2023 e foi arquivada em: Notícias, Prémios.