Saltar os Menus

Notícias

15 de Abril de 2024

Nota de falecimento de Luís Cabral (1953-2024)

Luís Manuel Dias Borges Cabral nasceu no Porto em 1953. Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, diplomado com o curso de Bibliotecário-Arquivista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Master of Arts in Librarianship (Council of National Academic Awards) da Leeds Polytechnic School of Librarianship – UK.
Foi Diretor da Biblioteca Pública do Porto entre 1986 e 2000, tendo iniciado a sua atividade como bibliotecário em 1974.
Foi membro do Conselho Superior de Bibliotecas.
Foi presença regular em vários congressos, seminários e reuniões profissionais em Portugal e no estrangeiro.
Foi docente nos Cursos de Especialização em Ciências Documentais nas Faculdades de Letras da Universidade do Porto e da Universidade de Coimbra, para além de ter desempenho atividade como formador na área das Bibliotecas e dos Arquivos.
Integrou diversas comissões nacionais comemorativas de figuras literárias e eventos históricos e culturais, com destaque para a Comissão do Bicentenários de Almeida Garrett.
Foi autor de diversos trabalhos na área da Biblioteconomia, da História do Livro e de temas literários, de que se destaca a obra “Tesouros da Biblioteca Pública Municipal do Porto” e coordenou vários catálogos de exposições.
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas apresenta sinceras condolências no momento do falecimento deste profissional de grande relevo.

Esta notícia foi publicada em 15 de Abril de 2024 e foi arquivada em: Notícias.