Saltar os Menus

Notícias

26 de Maio de 2023

Memorando de entendimento no domínio dos arquivos

Foi celebrado no passado dia 26 de maio, pelas 10:30 horas, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a cerimónia de assinatura de um novo Memorando de Entendimento no domínio dos Arquivos, estabelecido entre o Ministro da Cultura da República Portuguesa, representado pelo Diretor-Geral da DGLAB, Silvestre Lacerda, e o Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, representada pela Presidente do Instituto Cultural de Macau, Drª. Leong Wai Man.

O presente Memorando de Entendimento tem por objetivo incentivar o intercâmbio recíproco de profissionais de Arquivo, incentivar a cooperação na formação de especialistas nas áreas de descrição arquivística, de conservação, restauro e digitalização, bem como, no domínio dos Arquivos correntes e Arquivos eletrónicos, promover o intercâmbio de informação e de publicações sobre as tecnologias utilizadas em arquivística, aprofundar a investigação sobre documentação relativa a Macau posterior a 1886 e promover uma maior divulgação da coleção “Chapas Sínicas” em Macau, em Portugal e na China, inscrita na Memória do Mundo da UNESCO em 2017, em resultado da candidatura conjunta.

Dignaram-se estar presentes na cerimónia, a Senhora Secretária de Estado da Cultura da República Portuguesa, Dr.ª Isabel Cordeiro e a Senhora Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, Drª. Ao Ieong U.

Esta notícia foi publicada em 26 de Maio de 2023 e foi arquivada em: Notícias.