Saltar os Menus

Notícias

27 de Outubro de 2023

FOLIO 2023 – Participação da DGLAB

A edição de 2023 do FOLIO foi dedicada ao tema do risco e, por isso, a presença da DGLAB através de 4 sessões a convite do município de Óbidos, focou-se em 4 abordagens possíveis associadas às bibliotecas públicas: o risco da destruição do saber e das bibliotecas, os riscos da manipulação da informação e das notícias falsas, o risco de vivermos num mundo sem bibliotecas e os perigos que a tecnologia pode trazer em casos de um aproveitamento incorreto das suas potencialidades.

Não podíamos também deixar uma referência à participação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste focada no papel das bibliotecas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No dia 14 de outubro, no âmbito do Seminário Internacional: Riscos da Educação: “Deliberate destruction of knowledge”, Bruno Duarte Eiras, subdiretor-geral da DGLAB, moderou uma conversa com Richard Ovenden, bibliotecário da Biblioteca Bodeleian, da Universidade de Oxford e autor do livro “Queimar Livros: uma história da destruição do saber”. Nesta conversa, foram abordados aspetos essenciais associados às bibliotecas tais como a falta de financiamento e os desafios que a introdução às tecnologias e da Internet trazem para o desempenho profissional e para as funções de acesso à informação. Richard Ovenden, destacou ainda o papel essencial que as bibliotecas desempenham enquanto instituições de memória, espaços de informação e de intervenção social e infraestruturas essenciais da democracia e da liberdade.

No 18 de outubro, discutiu-se o tema “Desinformação e bibliotecas em tempos de fake news”, numa conversa moderada por Sandra Moura Dias, diretora de Serviços de Bibliotecas da DGLAB, com Ângela Rodrigues em representação do município da Amadora – que nos apresentou o trabalho desenvolvido pela Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos nesta temática, e com Pedro Mendonça, do Centro Nacional de Cibersegurança, que reforçou o importante papel das entidades responsáveis na salvaguarda do acesso a informação credível, particularmente numa sociedade em constante mudança. As bibliotecas terão aqui um papel fundamental enquanto equipamentos públicos que disponibilizam acesso a informação fidedigna e capacitam/empoderam o cidadão na sua experiência digital. A conversa contou também o testemunho de um utilizador da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Francisco Domingues, que falou sobre a importância da biblioteca ao longo da vida no desenvolvimento de competências pessoais.

A 19 de outubro, decorreu a sessão “A gente não lê: livros e leitores quanto tudo parece digital” onde estiveram presentes Miguel Mimoso Correia, da Biblioteca Nacional de Portugal, Álvaro Cúria e Ludgero Cardoso, autores do Literacidades. Num mundo cada vez mais digital, esta sessão versou sobre o trabalho da Biblioteca Nacional enquanto instituição de memória e de salvaguarda do património bibliográfico português, tendo sido referido o Depósito Legal e a Bibliografia Nacional Portuguesa. Associado aos leitores e à leitura, e com base na experiência do espaço online Literacidades, falou-se sobre o potencial das tecnologias e da Internet para promover o livro e como espaço de comunicação e troca de opinião.

No dia 21 de outubro, numa sessão dedicada à possibilidade de existir um mundo sem bibliotecas “E se as bibliotecas fechassem? Bibliotecas públicas em tempos de chat GPT”, Zélia Parreira, da Biblioteca Pública de Évora, e Maria Vlachou, da Acesso Cultura, abordaram as funções essenciais que as bibliotecas desempenham na sociedade, mas também de como as bibliotecas ainda têm dificuldade em comunicar na sociedade e em mostrar o que fazem. Quando o Chat GPT parece substituir tudo e todos no acesso à Informação, este painel evidenciou as diferentes formas como as bibliotecas (públicas) podem dar resposta às necessidades das comunidades e de como ainda há um longo caminho a percorrer para dar o conhecer as bibliotecas e o seu trabalho.

Por sua vez, e fora do âmbito da participação da DGLAB, no dia 21 de outubro, a RIBO – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste, representada por Júlia Leitão e Paulo Câmara, participou numa sessão subordinada ao tema “O papel das bibliotecas na sustentabilidade”, com a presença do ilustrador Paulo Galindro. As 12 bibliotecas da RIBO – assumindo-se como porta-vozes dos temas da Agenda 2030, como plataformas de conhecimento com espaços de realização de atividades com forte relação com o desenvolvimento social e colocando o foco nas pessoas, centraram-se na visão das bibliotecas como espaços de participação chave para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Paulo Galindro, realçou a transversalidade e interligação dos 17 ODS.

(imagens retiradas de publicações do FOLIO nas redes sociais)

Notícia no site das bibliotecas: http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Paginas/FOLIO%202023-DGLAB.aspx

Esta notícia foi publicada em 27 de Outubro de 2023 e foi arquivada em: Notícias.