Saltar os Menus

Notícias

18 de Outubro de 2021

Festival Literário de Óbidos acolhe Encontro de Comunidades de Leitores da RNBP

Inserido no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, realizou-se no passado dia 16 de outubro, no auditório Casa da Música, o Encontro de Comunidades da Leitores da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Este encontro foi organizado conjuntamente pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pelo FOLIO Educa, com o objetivo de promover a partilha de experiências na dinamização de comunidades de leitores nas bibliotecas públicas.

Na primeira sessão do encontro participaram representantes da COLO – Comunidade Online de Leitores do Oeste (Aida Reis e Paulo Câmara), da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Alpiarça (Rui Gaspar) e ainda da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento (Gorette Afonso), que abrange as bibliotecas municipais de Boticas, Montalegre, Paredes de Coura e Vila Verde e a Universidade do Minho. Esta sessão foi moderada por Maria Rijo, representante da Comunidade de Leitores das Bibliotecas de Loures.

Tendo por tema “Jovens – Pensamento crítico –  Futuro”, a segunda sessão do encontro focou-se da dinamização de clubes de leitura inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Sandra Moura Dias, da DGLAB, apresentou o Clube de Leitura ODS KIDS ONU e Cristina Caetano e Sandra Mendes, da Biblioteca Municipal da Covilhã, apresentaram o projeto “Be connected” em curso neste município.

O encontro encerrou com uma sessão da COLO, a Comunidade Online de Leitores do Oeste, excecionalmente realizada ao vivo. Esta tertúlia foi moderada  por Goretti Cascalheira e contou com a presença da escritora Joana Bértholo, que conversou com os leitores sobre o seu livro “Ecologia”.

Esta notícia foi publicada em 18 de Outubro de 2021 e foi arquivada em: Notícias.