Saltar os Menus

Notícias

9 de Abril de 2024

EXPOSIÇÃO: 50 anos do 25 de abril – 15 de abril a 28 de junho

A exposição, intitulada “Dias de abril: um caminho, múltiplas vozes” procura apresentar um testemunho dos dias de abril de 1974, em que a madrugada de 25 de abril mudou para sempre o caminho político e social que Portugal tinha percorrido nos últimos 48 anos.

 Esta exposição encontra-se distribuída por 3 salas, sendo que a primeira apresenta uma perspetiva dos antecedentes próximos do processo revolucionário, uma segunda sala que expõe o processo revolucionário do Movimento das Caldas à madrugada do 25 de abril e a terceira sala onde é possível observar o reflexo desses dias de abril a nível nacional e que contou com a colaboração e apoio dos arquivos distritais, de entidades públicas, de autarquias e, ainda, de coleções privadas.

 Para além de um alargado conjunto de fotografias, que mostram estes dias de abril por todo o país, é possível observar um conjunto de provas fotográficas pertencentes ao Arquivo Fotográfico do SNI – Serviço Nacional de Informação, que testemunham o movimento militar nas ruas de Lisboa. Apresentam-se também alguns posters, imprensa vária da época, nomeadamente as 5 tiragens do Jornal “O Século” do dia 25 de abril de 1974 e uma seleção de documentos do Arquivo de Ernesto Melo Antunes, onde se pode observar a sua perspetiva pessoal dos eventos e das reuniões tidas nos dias seguintes à Revolução.

O evento de inauguração tem lugar no dia 15 de abril, pelas 16h00, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e contará com a presença do Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Dr. Silvestre Lacerda.

Datas: 15 de abril a 28 de junho
Horário:
2ª feira a 6ª feira das  9h30 às 19h30
Sábado das 9h30 às 19h00
Encerra domingos e feriados

Catálogo da exposição

Esta notícia foi publicada em 9 de Abril de 2024 e foi arquivada em: Exposições.