Saltar os Menus

Notícias

18 de Outubro de 2021

Congresso do Ano Iberoamericano das Bibliotecas

O ano de 2021 foi declarado Ano Ibero-americano das Bibliotecas (AIB) na XX Conferência Ibero-americana de Ministros da Cultura da Ibero-América, realizada em 2019. Este acordo criou uma oportunidade para iniciar uma reflexão regional sobre as bibliotecas na nossa região e seu papel no desenvolvimento dos países ibero-americanos. O Ano Ibero-americano das Bibliotecas reúne todos os tipos de bibliotecas: públicas, populares, comunitárias, digitais, móveis e itinerantes, universitárias, nacionais, escolares, especializadas, indígenas, em complexos penitenciários, entre outras, dos 22 países ibero-americanos.
As ações promovidas neste âmbito foram da responsabilidade do comité  organizador, liderado pelo Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (IBERBIBLIOTECAS), e que integra a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC), a Seção da IFLA para a América Latina e o Caribe (IFLA LAC) e a Associação dos Estados Ibero-americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais da Ibero-América (ABINIA).
Para estimular a reflexão e o debate regional em torno dos desafios, tendências, possibilidades e do papel cada vez mais ativo das bibliotecas na transformação do mundo, o Congresso do Ano Ibero-americano das Bibliotecas, “Diálogos bibliotecários para criar futuros”, será realizado 19, 20 e 21 de outubro, de forma virtual, com transmissão nas redes sociais do IBERBIBLIOTECAS. Este será o evento central do AIB e contará com a participação de especialistas de diferentes países na área de bibliotecas, leitura e desenvolvimento global.
Quer a conferência inaugural (que contará com a participação de Graça Fonseca) quer as conferências gerais e oficinas previstas para os 3 dias do congresso serão transmitidas em direto no canais de Youtube do Iberbibliotecas e da Secretaria Especial de Cultura do Brasil.
Consulte o programa e oradores convidados no site do Iberbibliotecas!

 

Esta notícia foi publicada em 18 de Outubro de 2021 e foi arquivada em: Notícias.