11 de Novembro de 2024
Comunidade CLAV – Sessões setoriais
Nos dias 26 de setembro e 18 de outubro, realizaram-se duas sessões de trabalho setoriais da Comunidade CLAV, destinadas às redes de arquivos regionais e setoriais, bem como aos grupos de trabalho (formais e informais) que se têm debruçado sobre esta temática.
A primeira sessão teve como tema: “Requisitos dos sistemas de informação: ponto de vista dos utilizadores” e realizou-se em formato online. O programa incluiu um enquadramento da sessão por parte da DGLAB a que se seguiram as seguintes apresentações: “Requisitos do sistema de informação ao abrigo do regulamento CLAV – Portaria n.º 112/2023, de 27 de abril” – Daniel de Melo (Câmara Municipal de Coimbra e GTIA); “A Portaria 112/2023 e o upgrade do sistema de gestão documental: uma abordagem multidisciplinar” – Rita Gago (Câmara Municipal de Lisboa); “Análise aos sistemas de informação: contributos da RAalg” – António Monteiro (CCDR Algarve), Marisa Isabel Peres Caixas (ULS Algarve), Sónia Negrão (Câmara Municipal de Albufeira). Desta sessão saíram um conjunto de conclusões divididas em quatro áreas: a governança da informação ao nível das organizações; os requisitos técnicos para a implementação da Lista Consolidada enquanto referencial de classificação e avaliação nos sistemas de informação e suas especificidades; os repositórios confiáveis e a preservação digital, e por fim, sobre sugestões de estratégias de relacionamento entre as diferentes partes interessadas. As conclusões desta sessão podem ser consultadas em “Conhecer CLAV”.
A segunda sessão teve como tema: “Requisitos dos sistemas de informação: ponto de vista das empresas de software”, decorreu no dia 18 de outubro, nas instalações da DGLAB. O programa incluiu o enquadramento e objetivos da sessão por parte da DGLAB a que se seguiram várias apresentações pelas empresas. Participaram, ainda, como convidados a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (eSPap). No final houve oportunidade para um debate moderado por Pedro Penteado (DGLAB). As apresentações foram as seguintes: “Aplicação das metodologias de classificação e avaliação da informação. Lista Consolidada e SI” – AIRC – Marta Cunha (online); “O papel do SIGMA na implementação da Portaria 112/2023 – Aplicação em ambiente de produção documental” – Medidata – Marcos Lopes e Sónia Leite; “Metodologia de classificação e avaliação da informação com o Edoclink: o uso da IA no auxílio aos utilizadores“ – LinkConsulting – Fernando Faria; Fabasoft e a metodologia de classificação de informação pública – Unipartner – Nuno Evangelista; “Gestão de Informação e Gestão do ciclo de vida dos documentos” – Inetum – Anquetil Neves. O principal objetivo foi a identificação dos referenciais internacionais para os sistemas de informação (SI), em especial o MoReq2010, no que concerne à implementação da metodologia e avaliação; dos constrangimentos sentidos na implementação dos SI por parte da organizações públicas; da forma como as empresas estão a responder aos requisitos, às necessidades dos seus clientes e dos seus próprios constrangimentos; necessidades na resposta à implementação e ainda a identificação da forma como os vários stakeholders se podem articular para desenvolver e aplicar as soluções adequadas às necessidades.