Saltar os Menus

Notícias

14 de Outubro de 2022

Bolsas de Residência Eça de Queiroz – resultados

 Já são conhecidos os vencedores da primeira edição das Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz.

O júri das Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz 2022/2023, composto por Filipa Melo, José Manuel Cortês e Pedro Mexia, deliberou por unanimidade atribuir as bolsas da primeira temporada a Filipe Sucia FernandesFrancisco Sousa LoboFrederico PedreiraJosé Luiz TavaresMaria Antónia Oliveira e Pedro Manuel Palma. Deliberou ainda a escolha de quatro suplentes por ordem hierárquica: João Pedro Vala, Francisco Saraiva, Paulo Kellerman e Emanuel Madalena.

Fruto de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Fundação Eça de Queiroz (FEQ), estas bolsas visam promover a produção literária em língua portuguesa.

Cada temporada consiste na estadia de um autor durante um mês em Tormes (FEQ), local idílico com larga tradição literária que inspirou Eça de Queiroz a escrever A Cidade e as Serras.

Os residentes contam com todas as despesas pagas, bem como honorários no valor de 1330€, e ficam alojados numa casa autónoma em Tormes, com todas as condições para terem tempo e sossego para escrever.

Reunido no dia 13 de Outubro, o júri das Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz avaliou as 206 candidaturas admitidas a concurso de acordo com critérios como o domínio da linguagem artística, a qualidade cultural e artística do projeto, a adequação da proposta à durabilidade da bolsa, e a formação e competência reveladas nos trabalhos já realizados (publicados ou não).

A primeira estada em Tormes ocorre já este ano.

Esta notícia foi publicada em 14 de Outubro de 2022 e foi arquivada em: Prémios.