16 de Março de 2016
Autores portugueses em Leipzig
Numa iniciativa da Embaixada de Portugal em Berlim, a literatura portuguesa marca presença este ano na Feira do Livro de Leipzig, que decorre de 17 a 20 de março.
Hélia Correia, Alexandra Lucas Coelho, David Machado e João Tordo são os escritores convidados, que participam em sessões nos dias 18 e 19 de março no Forum Internacional, no Café Europa e também no stand de Portugal.
No dia 17 de março, a edição alemã do livro de Rui Zink Instalação do medo será também apresentada pelo tradutor Michael Kegler, em colaboração com a editora Weidle.
A terminar, dia 19 de março, no stand de Portugal, Hélia Correia apresenta a obra de Camões, traduzida em alemão na íntegra e publicada pela Elfenbein.
Também integram o programa Christiane Lang e os tradutores Barbara Mesquita, que já traduziu dois livros de João Tordo, e Markus Sahare.
No stand é apresentada uma mostra de mais de 50 obras de autores portugueses traduzidas em alemão, bem como obras em português dos autores presentes. Destaque ainda para a recente publicação em alemão de Irmão Lobo, de Carla Maia de Almeida e António Jorge Gonçalves, pela Fischer Verlag.
A DGLAB associa-se a esta iniciativa da Embaixada de Portugal em Berlim, apoiando a participação dos autores portugueses e assegurando a presença técnica durante a feira.
Ao longo dos últimos 20 anos, a DGLAB tem apoiado a tradução e a edição de inúmeras obras de autores portugueses no estrangeiro, nomeadamente através dos seus programas de Apoio à Tradução e de Apoio à Ilustração e Banda Desenhada