Saltar os Menus

Notícias

8 de Abril de 2022

Assinatura do Acordo de Cooperação com a CIM do Tâmega e Sousa

Foi celebrado hoje, dia a 8 de abril de 2022, entre a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIMTS), o Acordo de Cooperação para o desenvolvimento da Rede Intermunicipal de Bibliotecas numa ótica de oferta partilhada de recursos e serviços de qualidade para as bibliotecas públicas da região.

Integram a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa as bibliotecas municipais de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.

Esta é a 15ª Rede Intermunicipal de Bibliotecas criada ao abrigo de Acordos de Cooperação entre as Comunidades Intermunicipais e a DGLAB.

A estratégia de intervenção da DGLAB junto dos Grupos de Trabalho das diferentes Redes de Bibliotecas já criadas pretende potenciar o impacto direto do trabalho em rede na melhoria do serviço público das bibliotecas prestado aos cidadãos, otimizando os recursos disponíveis e rentabilizando e qualificando serviços de cada biblioteca permitindo melhorar o acesso dos cidadãos à informação.

Do trabalho em rede resultará para o cidadão a atenuação de eventuais desequilíbrios através da disponibilização do acesso aos serviços e aos recursos de biblioteca existentes na comunidade, independentemente do seu município de origem. Será assim possível reduzir custos e ganhar escala, reforçando a identidade regional e coesão territorial, sem prejuízo da identidade local de cada comunidade.

Pretende-se também evidenciar o valor social e económico das bibliotecas públicas, como lugar de socialização capaz de reforçar a coesão social e de responder às necessidades da população, sobretudo no contexto da inclusão social e digital dos cidadãos.

Esta notícia foi publicada em 8 de Abril de 2022 e foi arquivada em: Acordos.