19 de Julho de 2023
A missão de esclarecer da DGLAB: balanço do 1.º semestre de 2023
No primeiro semestre de 2023, a DGLAB promoveu duas ações de formação com o objetivo de dar a conhecer a metodologia da classificação e avaliação da informação arquivística, e duas sessões de esclarecimentos, com o objetivo de dar resposta a dúvidas e fornecer orientações sobre a aplicação da recente Portaria n.º 112/2023, de 27 de abril, que aprovou o Regulamento para a Classificação e Avaliação da Informação Arquivística da Administração Local.
As duas ações de formação, que aconteceram nos dias 28 de abril e 23 de junho, dando continuidade a ações anteriores, realizadas no segundo semestre de 2022, em formato exclusivamente online, gratuito, e dirigido a todos os profissionais da área e outros interessados, intitularam-se: “Metodologia de classificação e avaliação: uma introdução” e registaram uma adesão muito significativa, reunindo um público diversificado, que desenvolve a sua atividade profissional em diversos organismos públicos nacionais, profissionais ligados às tecnologias da informação e, ainda, estudantes da área das Ciências da Informação.
Em jeito de balanço, estamos em condições de afirmar que o universo abrangido cobriu o território continental e a região autónoma da Madeira, num total de 80 participantes na primeira data e de 188 participantes na segunda data. (Os números reportam-se a participações efetivas nos eventos).
As ações de formação, que acontecem enquadradas no Programa de Apoio Técnico (PAT) associado à CLAV, contaram com um programa estruturado em 3 partes: 1) Enquadramento, 2) Metodologia e instrumentos de classificação e avaliação suprainstitucional da informação, e 3) Tecnologias de suporte à gestão da informação. Houve ainda espaço para a apresentação de um conjunto de questões associadas diretamente às potencialidades e operações disponíveis na Plataforma CLAV, esclarecendo-se sobre a sua utilidade e correta utilização por parte dos diferentes perfis de usuários, através de uma demonstração – em tempo real – da utilização desta plataforma.
No que respeita às sessões de esclarecimentos sobre a Portaria n.º 112/2023, a DGLAB promoveu dois eventos, também em formato exclusivamente online e gratuito, um destinado aos municípios, e outro destinado às juntas de freguesia, nos dias 5 e 20 de junho, respetivamente.
Tendo como ponto de partida as questões que foram remetidas à DGLAB antes da realização dos eventos, por diferentes organismos dos sectores mais visados com a aplicação da nova Portaria, foi possível apresentar, complementarmente, as FAQ produzidas para dar resposta à implementação do novo regulamento arquivístico.
Também para estes dois eventos, o balanço feito pela DGLAB é muito positivo. A adesão foi grande e pudemos contabilizar 188 participantes no primeiro evento, dedicado aos municípios, e 122 participantes no segundo evento, dedicado às freguesias. (Uma vez mais, os números reportam-se a participações efetivas nos eventos).
Considerando o interesse que estas iniciativas continuam a despertar na comunidade arquivística e os pedidos que surgiram de imediato solicitando a realização de mais edições, – a DGLAB conseguiu garantir a gravação em vídeo da última ação de formação e da última sessão de esclarecimentos, para disponibilização ao público em geral, através do canal de YouTube “Arquivos Torre do Tombo”
No sítio web “Conhecer CLAV” estão disponíveis todos os materiais apresentados na última ação de formação – Workshop “Metodologia de classificação e avaliação: uma introdução” – e na última sessão de esclarecimentos – Webinar “Esclarecimentos sobre a Portaria 112/2023”, bem como as hiperligações para os registos em vídeo destes eventos.
Após o balanço positivo do 1.º semestre de 2023, a DGLAB vai dar continuidade à realização de ações de esclarecimentos online no 2.º semestre. Exemplo disso foi a sessão sobre a aplicação da Portaria n.º 112/2023, dirigida aos profissionais da rede de arquivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, realizada no passado dia 17 de julho, que reuniu cerca de 10 profissionais da CIM – Médio Tejo.