14 de Maio de 2024
Celebração do Protocolo com a Área Metropolitana do Porto
Foi celebrado, no dia 13 de maio de 2024, entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Área Metropolitana do Porto (AMP), o Acordo de Cooperação para o desenvolvimento da Rede Metropolitana de Bibliotecas Públicas da AMP numa ótica de oferta partilhada de recursos e serviços de qualidade para as bibliotecas públicas da região.
Esta é a 19ª Rede Intermunicipal de Bibliotecas criada ao abrigo de Acordos de Cooperação entre as Comunidades Intermunicipais/Áreas Metropolitanas e a DGLAB.
A estratégia de intervenção da DGLAB junto dos Grupos de Trabalho das diferentes Redes de Bibliotecas já criadas pretende potenciar o impacto direto do trabalho em rede na melhoria do serviço público das bibliotecas prestado aos cidadãos, otimizando os recursos disponíveis e rentabilizando e qualificando serviços de cada biblioteca, permitindo melhorar o acesso dos cidadãos à informação.
Do trabalho em rede resultará para o cidadão a atenuação de eventuais desequilíbrios através da disponibilização do acesso aos serviços e aos recursos de biblioteca existentes na comunidade, independentemente do seu município de origem. Será assim possível reduzir custos e ganhar escala, reforçando a identidade regional e coesão territorial, sem prejuízo da identidade local de cada comunidade.
Pretende-se também evidenciar o valor social e económico das bibliotecas públicas, como lugar de socialização capaz de reforçar a coesão social e de responder às necessidades da população, sobretudo no contexto da inclusão social e digital dos cidadãos.
Integram esta Rede da Área Metropolitana do Porto as bibliotecas municipais de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.