Saltar os Menus

Notícias

30 de Novembro de 2016

TORRE DO TOMBO | COLÓQUIO E MOSTRA DOCUMENTAL – “DIOGO DO COUTO: HISTÓRIA E INTERVENÇÃO POLÍTICA DE UM ESCRITOR POLÉMICO” | 15 – 16 DEZ

couto22Nos dias 15 e 16 de Dezembro terá lugar, na Torre do Tombo, o Colóquio Internacional «Diogo do Couto: história e intervenção política de um escritor polémico». Este Colóquio pretende congregar um conjunto de investigadores que têm estudado o autor, a sua produção textual e/ou a sua época, no sentido de propiciar um espaço de reflexão e dar novo fôlego aos estudos coutianos, no momento em que se cumprem 400 anos sobre a morte de Diogo do Couto, ocorrida em Goa a 16 de Dezembro de 1616.

Paralelamente estará patente no átrio principal a mostra documental “Diogo do Couto” onde se aliam documentos em suporte original com o suporte digital. Entre outros mostram-se algumas Décadas da Ásia originais, parte autógrafas e parte ideógrafas, nomeadamente a 8.ª onde Couto conta o encontro que teve com Luís de Camões em Moçambique ou a Década doze, Livro quinto, onde se descreve “… a grande e admirável cidade que se descobrio nos matos do Reino cãboja e de sua fábrica e sítio” [Angkor]; o “Tratado dos Gama” da autoria de Diogo do Couto, II parte, relativa aos sucessos dos filhos de Vasco da Gama na Índia ou ainda algumas das cartas que escreveu ao Conde da Vidigueira, D. Francisco da Gama, onde fala da atualidade política da época entre outros muitos assuntos. Para finalizar mostram-se alguns documentos produzidos por Diogo do Couto no âmbito da sua atividade enquanto guarda-mor da Torre do Tombo do Estado da Índia.

 

Cartaz

Programa

 

 

Esta notícia foi publicada em 30 de Novembro de 2016 e foi arquivada em: Notícias.