Saltar os Menus

Notícias

27 de Julho de 2018

PRÉMIO DESIGN DE LIVRO

MARCO BALESTEROS, com o design do livro Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão, venceu a 1ª edição do Prémio Design de Livro, atribuído pela DGLAB

O júri, reunido na Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Design de Livro, referente a obras publicadas entre maio de 2017 e abril de 2018, a Marco Balesteros, pelo design da obra Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão, com textos de João Fiadeiro, David-Alexandre Guéniot e Romain Bigé, publicado pela Ghost Editions.
As Menções Honrosas foram atribuídas a Ana / Propósito / Purpose, com design de Márcia Novais, publicado por Ricardo Nicolau/edição de autor; e Fiapo, com design e edição da Item Zero.
Sobre a obra vencedora, o júri salientou que, partindo do título do próprio livro – Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão –, o projeto gráfico traduz de forma pertinente o conteúdo no objeto final. A edição oferece uma interação múltipla entre leitor e livro, seguindo a lógica do próprio processo de trabalho do artista como performer. De forma simples e elegante, com uma encadernação que surpreende, a cuidadosa escolha de materiais ajuda a distinguir os diferentes conteúdos e perspetivas, a realçar as várias leituras possíveis e a relação entre desenho, texto e ação.
Quanto às Menções Honrosas, Ana / Propósito / Purpose apresenta um jogo rigoroso entre forma e conteúdo, definido a partir da letra A. Através da variação de escalas e ritmos da própria trama da letra, o grafismo impõe uma leitura absoluta, em contra fibra. Em Fiapo, a leveza do desenho é o fio condutor que contrasta com a proporção do objeto, uma forma aparentemente sólida num paralelepípedo de papel espesso, e usa a página em branco como espaço onde imagem e texto coabitam de forma lúdica. Cuidadosamente impresso em técnicas tradicionais, culmina numa encadernação contemporânea, com bons acabamentos.
As três edições premiadas foram unanimemente votadas pelos quatro membros do júri, que tiveram em consideração tanto o ponto de vista criativo como a procura de novas abordagens na realização do design de livro em papel.
O júri decidiu ainda distinguir, com vista à competição internacional Best Book Design From All Over the World, da Stiftung Buchkunst, mais 17 livros, também selecionados por unanimidade, que atendem a uma grande variedade de formas, de temas (arquitetura, banda desenhada, fotografia, ilustração, catálogos de arte, etc.) e de linguagens gráficas. A seleção espelha ainda, além da qualidade do design, o cuidado na produção e valoriza o risco e a inovação presentes nas obras selecionadas.
– How to Fly, com design de Joana Durães, publicado pela XYZ Books;
– Concrete Octopus, com design de André Príncipe e José Pedro Cortes, publicado pela Pierre Von Kleist / Osiris;
– Misho, com design de ilhas estúdio, publicado pela Shinto Co., Lda;
– Zona – An investigation report, com design de ilhas estúdio, publicado pela Phree, Kursala, psv (photographic social vision);
– Matter fictions, com design de Gonçalo Sena e Nuno da Luz (Sena/Luz), publicado pela Museu Coleção Berardo, Sternberg Press;
– Guia de Arquitectura Eduardo Souto Moura – Projetos construídos em Portugal / Architectural Guide Eduardo Sotto Moura – Built projects in Portugal, com design de Pedro Rufino, publicado pela A+A Books;
– She Looks into Me, com design de Nuno Moreira / NM Design, publicado pela NM Design / Photos;
– Deserto / Nuvem, com design de Joana Pires, publicado pela Associação Chili Com Carne;
– 2017, com design de Bráulio Amado, publicado pela Stolen books (Ideias com peso Lda) e MAAT;
– A Imagem Paradoxal – Francisco Afonso Chaves (1857-1926), com design de Barbara says, Lda, publicado pela DGPC – MNAC – Museu do Chiado;
– Quatro Elementos, com design de Pedro Nora, publicado pela Câmara Municipal do Porto;
– Duplo Vê – O Tautólogo, com design de Sofia Gonçalves, publicado pela Dois dias edições;
– Fly Black Bird more than a Surfboard 3, com design de Atelier Pedro Falcão, publicado pela Atelier Pedro Falcão;
– All Garb in Excel, com design de Nuno Neves, publicado pela Publicações Serrote;
– How to Make a Mask – Pedro Barateiro, com design de ATLAS projectos, publicado pela Kunsthalle Lissabon (co-editado com Sternberg Press);
– Wild Sea Money – Vasco, com design de Studio Maria João Macedo, publicado pela Sismógrafo / Salto no vazio;
– Três Campos – Alberto Carneiro, com design de Studio Maria João Macedo, publicado pela Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos.
O júri, constituído por Arne Kaiser, Filipa Valladares, Isabel Garcez e Rui Oliveira, avaliou 195 obras, com design de 133 entidades individuais ou coletivas.
O Prémio Design de Livro foi criado por Despacho do Ministro da Cultura em novembro de 2017. Através deste prémio, pretende-se valorizar áreas de criação diretamente ligadas à produção do livro na sua qualidade de objeto físico. Anualmente, os 20 livros selecionados representam a participação portuguesa no prémio internacional Best Book Design, da Fundação alemã Stiftung Buchkunst.

[Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão]

[Ana / Propósito / Purpose]

[Ana / Propósito / Purpose]

[Fiapo]

[Fiapo]

 

 

Esta notícia foi publicada em 27 de Julho de 2018 e foi arquivada em: Prémios.