Saltar os Menus

Notícias

14 de Março de 2019

Dia Internacional do Livro Infantil 2019

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia tornou-se o Dia Internacional do Livro Infantil, tendo sido a sua comemoração inicialmente da responsabilidade do IBBY Internacional, mas alargada depois a todas as instituições que chamam a atenção para a importância da leitura e dos livros para a infância.

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2019, a DGLAB convidou a ilustradora Abigail Ascenso, vencedora de uma Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser a autora da imagem do cartaz.

Os cartazes serão enviados para Bibliotecas Municipais e livrarias, podendo também ser descarregados e impressos a partir deste link:
http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/DIA-INTERNACIONAL-DO-LIVRO-INFANTIL-2019.aspx

Abigail Ascenso é ilustradora e designer gráfica. Nasceu em 1979, na Maceira-Liz, e é licenciada em Design de Comunicação/Arte Gráfica pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Entre os livros infantis que ilustrou, contam-se obras de Ana Luísa Amaral, José Viale Moutinho, Luísa Ducla Soares, D. Manuel Clemente, Maria Teresa Maia Gonzalez, Matilde Rosa Araújo, entre outros. Destaquem-se “Vou ao Teatro Ver o Mundo”, de Jean-Pierre Sarrazac (TNSJ e IN-CM, 2016), e “A Noite”, de Manuel António Pina (Assírio & Alvim, 2017), pelo qual recebeu uma Menção Especial na 22.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, promovido pela DGLAB.

A mensagem do IBBY internacional, este ano da responsabilidade da Lituânia, consta de um texto e cartaz do escritor e ilustrador Kęstutis Kasparavičius. Pode ser encontrada em: http://www.ibby.org/awards-activities/activities/international-childrens-book-day/icbd-2019/?L=0

Aceda aqui ao texto de Kęstutis Kasparavičius traduzido para português

Esta notícia foi publicada em 14 de Março de 2019 e foi arquivada em: Eventos.
DGLAB