Saltar os Menus

Notícias

25 de Outubro de 2016

Semana Internacional do Acesso Aberto | Política Nacional de Ciência Aberta | Repositório Científico

O Grupo de Trabalho de Divulgação do RCAAP, no âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto, e no contexto da construção da Política Nacional de Ciência Aberta, sugere a todas as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Pública a inclusão do RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal – nos recursos bibliográficos disponíveis e sugeridos à comunidade.

Acesso Aberto significa a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas,   online , de artigos de revistas científicas revistos por pares ( peer reviewed ), comunicações em conferências,   relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho.

O Acesso Aberto não implica auto publicação, nem uma forma de ultrapassar o processo de revisão pelos pares, nem é uma alternativa para publicação a baixo preço. É simplesmente uma forma de tornar os resultados de investigação acessíveis livremente e online para toda a comunidade.

O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por 51 repositórios institucionais e 62 revistas científicas, e conta com mais de 350 mil documentos disponibilizados pelas instituições portuguesas, em acesso aberto.

recap - Semana Internacional do Acesso Aberto

recap – Semana Internacional do Acesso Aberto

Esta notícia foi publicada em 25 de Outubro de 2016 e foi arquivada em: Geral.