Saltar os Menus

Notícias

1 de Março de 2021

Prémio Maria José Moura – Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais

O “Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais” foi instituído pela Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2014, para premiar anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas. Pretende-se com a atribuição deste prémio, e mediante a partilha e divulgação de boas práticas, contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas.

Passados dois anos do falecimento de Maria José Moura (1937-2018), figura determinante na criação do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e cuja carreira e a vida foram inteiramente dedicadas à causa das bibliotecas públicas, a DGLAB presta-lhe também agora uma merecida homenagem, ao consagrar-lhe este prémio que passa a designar-se Prémio Maria José Moura – Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais.

Podem candidatar-se ao prémio as bibliotecas públicas municipais portuguesas, mediante a apresentação de projetos em desenvolvimento, ou desenvolvidos no ano anterior. Os projetos apresentados a concurso devem ter um carácter inovador e original face aqueles que são os serviços e as práticas que habitualmente ocorrem nas bibliotecas.

Nas edições anteriores foram premiados os seguintes projetos:

6ª edição, 2019: projeto “Bibliomóvel de Proença-a-Nova”, apresentado pela Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova;

5ª edição, 2018: projeto “Biblioteca do Bairro” desenvolvido pela Biblioteca Municipal Ary dos Santos, de Sacavém, apresentado pelas Bibliotecas Municipais de Loures;

4ª edição, 2017: Tendo o júri optado pela não atribuição no prémio nesse ano, foram porém atribuídas quatro Menções Honrosas aos projetos “Maratona de Leitura – 24 Horas a Ler”, da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã; “Os 10 temas de Ciência do Ano. Ciclo de conferências de divulgação científica”, da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago; “Vidas e Memórias de Bairro: oficinas comunitárias de memória”, das Bibliotecas Municipais de Lisboa; e “Ciência P’ra que te Quero”, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Braga, em parceria com a Universidade do Minho/Escola de Ciência;

3ª edição, 2016: projeto “Ao som das histórias”, apresentado pela Biblioteca Municipal de Ílhavo;

2ª edição, 2015: projeto Contos Andarilhos, apresentado pela Biblioteca Municipal de Valongo;

1ª edição, 2014: projeto “Rede de Bibliotecas da CIRA”, apresentado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

O Prémio Maria José Moura – Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais tem o valor monetário de 4.500 euros, destinados à aquisição de recursos e serviços para melhoria da qualidade dos serviços de biblioteca.

A abertura da 7ª edição deste prémio será oficialmente anunciada no próximo mês de março.

Esta notícia foi publicada em 1 de Março de 2021 e foi arquivada em: Notícias.