Saltar os Menus

Notícias

8 de Janeiro de 2021

Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais

O júri do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, na sua 6ª edição, decidiu atribuir o Prémio de 2019 à candidatura “Bibliomóvel de Proença-a-Nova”, apresentado pela Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova. O projeto “Wiki Médio Tejo – Enciclopédia Digital do Médio Tejoapresentado pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo, foi distinguido com uma Menção Honrosa.

Considerou o júri que o projeto vencedor é um projeto diferenciador, da comunidade e para a comunidade. Destaca-se pelo serviço “fora de portas”, em zonas de baixa densidade populacional, com uma população envelhecida e pouco alfabetizada, disponibilizando outras valências (com uma forte componente social),  para além dos serviços tradicionais de biblioteca, o que contribui  para o impacto que têm junto das comunidades servidas. A Bibliomóvel de Proença-a-Nova, tem conseguido aliar os serviços tradicionais de empréstimo domiciliário e consulta de documentos, com o acesso à Internet, a utilização de ferramentas de videoconferência e de impressão de documentos, o pagamento de serviços e a articulação com outros serviços do Município, na área dos serviços online ao cidadão ou dos cuidados básicos de saúde. Destacou ainda, o júri, a sua continuidade, desde 2006, não deixando porém de se recriar e adaptar, seja incluindo novos serviços, seja identificando oportunidades para auxiliar as comunidades mais isoladas e com mais dificuldade em aceder à Informação.

Relativamente ao projeto a que foi atribuída uma Menção Honrosa, o júri considerou ser um projeto inovador ao nível de novas valências e serviços para a comunidade do Médio Tejo atendendo ao seu aspeto colaborativo. Destacou ainda o facto de ser um projeto de uma Rede de Bibliotecas e o seu baixo custo, associado ao facto de utilizar uma ferramenta colaborativa que permite que a comunidade contribua para a criação de conhecimento, através de uma ferramenta WIKI. 

Este Prémio tem como objetivo premiar, anualmente, serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos por bibliotecas públicas municipais portuguesas, que contribuam também para uma melhor e mais eficiente gestão dos recursos disponíveis e que ultrapassem as atividades regulares das bibliotecas.

Pretende-se, desta forma, contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas, promovendo a divulgação, partilha e difusão das boas práticas.

A este Prémio podem candidatar-se bibliotecas públicas municipais portuguesas, individualmente ou em associação, com projetos em desenvolvimento ou desenvolvidos no ano anterior à data da apresentação da candidatura.

Este prémio tem o valor monetário de 4.500 euros, destinados à aquisição de recursos e serviços para melhoria da qualidade dos serviços de biblioteca.

 

 

 


=== Edição 2019 ===
Regulamento_PBPBPM_2019
As candidaturas devem ser obrigatoriamente submetidas em formulário próprio:
Formulário_Candidatura_PBPBPM_2019
As candidaturas à  6ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais decorreram até ao dia 13 de julho de 2020 e foram submetidas com os documentos em formato PDF através do e-mail: premiobpbp@dglab.gov.pt.
Para pedidos de informação deverá ser utilizado o mesmo endereço eletrónico.
2020 | BDE

Esta notícia foi publicada em 8 de Janeiro de 2021 e foi arquivada em: Prémios.
DGLAB