Saltar os Menus

Notícias

27 de Fevereiro de 2020

The best book design from all over the world 2020

Márcia Novais foi distinguida com uma Medalha de Bronze na competição internacional.

A designer portuguesa Márcia Novais foi distinguida com uma Medalha de Bronze na competição internacional ‘The Best Book Design from all over the World 2020’, promovida pela fundação alemã Buchkunst, com o livro Moer, de Ana Jota e Ricardo Valentim, publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

História do crime, de João Louro, com design de Barbara Says; Imprimere, arte e processo nos 250 anos da Imprensa Nacional” (INCM), com design do atelier Degrau, e 751 dias – o tempo não consome a eternidade (C. M. Porto), com design de Inês Nepumoceno/ESAD Idea, constam da shortlist dos melhores livros do mundo de design de livro.

A edição deste ano contou com mais de 600 livros candidatos de 31 países. Portugal candidatou 17 livros, selecionados no âmbito da edição nacional do Prémio Design de Livro 2019, promovido anualmente pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Márcia Novais é designer de comunicação no Porto. Licenciou-se pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde trabalha desde 2011, desenvolvendo a identidade gráfica e os eventos que a instituição acolhe e organiza. No seu tempo livre, colabora regularmente com instituições como a Câmara Municipal do Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, MAAT — Museu Arte, Arquitectura e Tecnologia, Casa do Cinema Manoel de Oliveira e Fundação Calouste Gulbenkian, participando igualmente em edições independentes e de artista. Em 2013 foi distinguida na seleção New Visual Artists da revista Print, e tem desde então visto o seu trabalho publicado em diversas plataformas nacionais e internacionais. Em 2018 recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Design de Livro e, em 2019, dois dos seus livros foram selecionados pelo júri, integrando assim a lista de 17 candidatos portugueses ao ‘The Best Book Design from all over the World 2020’

Márcia Novais, que vai estar presente na Feira do Livro de Leipzig, participa na cerimónia de entrega dos prémios no dia 13 de março, no stand da StiftungBuchkunst, onde estarão expostos todos os livros concorrentes, com destaque para os vencedores.

É a terceira vez que um livro português é destacado no âmbito do ‘The Best Book Design from all over the World’. Pê de Pai (Planeta Tangerina) e Verdade?! (Pato Lógico), ambos com design de Bernardo P. Carvalho, receberam menções especiais em anos anteriores. Também Fiapo, com design da Item Zero, Concrete octopus com design de André Príncipe e José Pedro Cortes (editora Pierre Von Kleist / Osiris), bem como a edição alemã de Irmão Lobo, publicada pela Fischer Verlag, com ilustração e design de António Jorge Gonçalves, integraram as short lists em edições recentes.

Há vários anos que a DGLAB é responsável pela candidatura portuguesa a esta competição internacional de design de livro. Em 2018, a DGLAB criou o Prémio Design de Livro em Portugal, e desde então os livros selecionados pelo júri neste âmbito são os candidatos à competição internacional.

A exposição do Prémio Design de Livro 2019 será apresentada na Biblioteca da Faculdade de Belas Artes do Porto no âmbito da Semana do Design, estando a inauguração marcada para dia 28 de abril às 18.00h. Nessa ocasião, terá também lugar a cerimónia de entrega dos prémios: Inês Nepomuceno foi a vencedora, com o design do livro 751 dias – o tempo não consome a Eternidade. Paulo Cunha e Silva por Helena Teixeira da Silva, e as duas menções honrosas foram atribuídas ao atelier Degrau e a Marco Ballesteros pelo design dos livros Imprimere, arte e processo nos 250 anos da Imprensa Nacional e Caldas 77 – IV Encontros Internacionais de arte em Portugal, respetivamente.

Entre 1 de maio e 15 de junho próximos decorre o período de candidatura à edição de 2020 do Prémio Design de Livro, e será relativa a livros publicados entre maio de 2019 e abril de 2020. Informação mais detalhada será disponibilizada no site da DGLAB a partir de abril.

Esta notícia foi publicada em 27 de Fevereiro de 2020 e foi arquivada em: Prémios.