Saltar os Menus

Notícias

14 de Novembro de 2018

Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho

Foi assinado dia 12 de novembro, entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), o acordo de cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho.

Na sessão, que aconteceu na sede da CIM, em Ponte de Lima, marcaram também presença presidentes das câmaras municipais do Alto Minho, dirigentes da DGLAB e bibliotecários da rede.

A DGLAB vem assim associar-se ao trabalho em rede que, desde há cerca de dois anos, as 10 bibliotecas públicas municipais que integram o Grupo de Trabalho Intermunicipal (GTI) das Bibliotecas Municipais do Alto Minho têm vindo a desenvolver relacionado, sobretudo, com a partilha de informação e rentabilização de recursos no âmbito da promoção de encontros com escritores e do levantamento de necessidades formativas.

Para o presidente da CIM, José Maria Costa, este acordo significa a vontade de reunir esforços e de trabalhar em conjunto para o bem público. “A formalização da constituição desta Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho abre portas a novos projetos e novas oportunidades de qualificação dos serviços das bibliotecas públicas e de criação de novos instrumentos e serviços inovadores para os cidadãos”.

Para o diretor-geral da DGLAB, Silvestre Lacerda, com a assinatura do acordo pretende-se fortalecer a cooperação entre a DGLAB e as redes de bibliotecas públicas municipais, ao nível do desenvolvimento de projetos comuns e formas de intervenção junto das comunidades, em áreas como a inclusão social, modernização administrativa, insucesso escolar ou formação ao longo da vida.

O acordo de cooperação agora celebrado vem juntar-se aos oito entretanto já celebrados, entre a DGLAB e diferentes CIM.

 

Esta notícia foi publicada em 14 de Novembro de 2018 e foi arquivada em: Acordos.
DGLAB