Saltar os Menus

Notícias

29 de Março de 2019

Presença portuguesa na Feira do Livro de Bolonha

A ilustração e os autores portugueses novamente na edição deste ano da Bologna Children’s Bookfair, que decorre de 1 a 4 de abril.

 O livro Atlas das viagens e dos exploradores, de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, venceu o prémio de melhor livro de não-ficção. Também os ilustradores Carolina Celas e André Letria foram selecionados para a exposição anual de ilustração, pelos seus trabalhos nos livros Horizonte e A Guerra, respetivamente.

No stand da DGLAB, que pela 12ª vez consecutiva participa nesta feira com espaço próprio, estão em destaque as ilustrações do livro Não é nada difícil, de Madalena Matoso, vencedora da edição do Prémio Nacional de Ilustração (PNI) do ano passado. A ilustradora recebeu ainda outras distinções, nomeadamente a menção honrosa na categoria Children’s Picture Books, da Talking Pictures Selection (New York Rights Fair).

A DGLAB apresenta ainda uma mostra de novidades. Mais de 80 livros portugueses infantis e juvenis publicados desde abril de 2018 estão expostos no stand, onde se incluem também os dois livros distinguidos com Menções Especiais no PNI: A noite de Manuel António Pina, com ilustração de Abigail Ascenso, e A Rainha do Norte de Joana Estrela.

Trata-se de uma oportunidade única de divulgar a ilustração e os autores portugueses, bem como os incentivos existentes à sua internacionalização. Lembramos que desde 2005 a DGLAB promove um Programa anual de Apoio à Ilustração e Banda Desenhada, que tem sido divulgado regularmente nesta feira, e no âmbito do qual já foi apoiada a edição de mais de 300 obras em 31 países diferentes: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Coreia, Dinamarca, Egipto, Eslovénia, Espanha, E.U.A, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letónia, México, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Reino Unido, Rússia, Sérvia, Singapura, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia e Venezuela.

Participam também na edição deste ano da Feira de Bolonha as editoras Planeta Tangerina, Pato Lógico, Orfeu Negro, presença regular nos últimos anos, bem como a Edicare, a Livros Horizonte e a Livraria Lello.

No dia 2 de abril será anunciado o vencedor do prémio ALMA que este ano conta com um número considerável de candidatos portugueses: Bernardo P. Carvalho, Catarina Sobral, Luísa Ducla Soares, Maria Teresa Maia Gonzalez e Andante Associação Artística.

Esta notícia foi publicada em 29 de Março de 2019 e foi arquivada em: Notícias.