Saltar os Menus

Notícias

14 de Setembro de 2020

Prémio Design de Livro 2020

Candidaturas ao Prémio Design de Livro 2020, atribuído pela DGLAB, abertas de 7 de setembro a 9 de outubro.

​Criado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) em 2018, o Prémio Design de Livro tem como objetivo promover o design e a qualidade da produção de livros portugueses. Pretende estimular editores, autores, designers, empresas gráficas e todos aqueles que trabalham com o livro impresso no sentido da qualidade da conceção e da produção técnica das publicações, conseguindo o melhor encontro entre conteúdo e forma.

Podem candidatar-se designers, editores e gráficas, podendo cada proponente enviar até 3 candidaturas. Cada candidatura inclui o Formulário de Candidatura 2020.docx e um exemplar do livro candidato, cuja data de publicação da 1ª edição deve ter decorrido em Portugal entre 1 maio de 2019 e 30 abril de 2020.

As candidaturas podem ser entregues em mão ou enviadas por correio postal para DGLAB [Prémio Design de Livro] / Torre do Tombo – Alameda da Universidade /1649-010 Lisboa. No caso de candidaturas enviadas por correio, são consideradas as expedidas até ao dia 9 de outubro, independentemente da data de receção na DGLAB.

O prémio é atribuído ao designer (entidade individual ou coletiva) do livro selecionado. Para além do Prémio, que tem um valor de € 5.000,00, são atribuídas duas Menções Especiais, de € 1.500,00 cada.

O Júri seleciona ainda um conjunto de livros, num máximo de 17, que a DGLAB submeterá ao prémio Best book design from all over the world 2021. Trata-se de uma competição internacional da responsabilidade da Fundação alemã Buchkunst, que distingue todos os anos 14 livros. A designer portuguesa Márcia Novais recebeu uma Medalha de Bronze no ‘Best Book Design from all over the World 2020’, com o livro Moer, de Ana Jota e Ricardo Valentim, publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian. A Fundação Buchkunst expõe todos os anos os livros candidatos de todos os países nas feiras internacionais do Livro de Leipzig, em março, e de Frankfurt, em outubro.

O Júri deste ano é constituído por Silvia Prudêncio, Miguel Wandschneider, Rui Costa e Rui Silva.

Tratando-se muitas vezes de edições com pequenas tiragens, é importante esclarecer:
1. Os livros candidatos, desde que não integrem a seleção final, podem ser devolvidos;
2. No caso dos 20 livros selecionados pelo Júri, a DGLAB irá precisar de um segundo exemplar para enviar à Fundação Buchkunst – estes livros ficarão, no final, a integrar o acervo da Biblioteca de Leipzig.

REGULAMENTO

Quaisquer esclarecimentos podem ser solicitados por email internacional@dglab.gov.pt ou através do telefone 21 003 74 22.

Vencedor de 2018: Marco Balesteros

Vencedor de 2018: Marco Balesteros

Vencedor de 2019: Inês Nepumoceno

Esta notícia foi publicada em 14 de Setembro de 2020 e foi arquivada em: Prémios.