Saltar os Menus

Notícias

24 de Julho de 2017

Portal de Arquivos Europeu: Uma nova forma de fazer pesquisa histórica

A Fundação Portal Europeu de Europeu tem a honra de apresentar um novo sistema para pesquisar em arquivos: Portal Europeu de Arquivos, o maior catálogo de arquivos em linha do mundo.
O Portal Europeu de Arquivos alberga milhões de documentos de mais de 30 países da Europa, todos eles pesquisáveis com uma simples pesquisa de tipo Google.

Independentemente do período, pessoa, ou área a que a sua pesquisa diga respeito, o Portal Europeu de Arquivo ajudá-lo-à a encontrar o documento que necessita e a entrar em contacto com um arquivista capaz de o ajudar na sua investigação – ou mesmo a aceder diretamente ao documento, se o mesmo estiver digitalmente disponível.

Um visita completa a cada uma destas instituições levaria semanas, senão mesmo meses; agora é possível consultá-los todos de uma só vez, e em várias línguas!

Centenas de instituições carregaram já os seus catálogos, dos maiores Arquivos Nacionais aos mais pequenos Arquivos Paroquiais, arquivos escolares ou instituições privadas – O Portal de Arquivos Europeu alberga dois milénios de história e histórias da Europa, tudo disponível num clique.

O Portal Europeu de Arquivos teve o seu início em 2009, a partir da visão de vários Arquivos Nacionais Europeus que decidiram colaborar para fazer o melhor uso das tecnologias digitais. O Portal alberga atualmente mais de 250 milhões de registos, mas milhares de arquivos colaboram com o Portal Europeu de Arquivos para continuamente atualizar e expandir o que agora é o maior catálogo em linha do mundo.
O Portal Europeu de Arquivos é de acesso gratuito – visite-nos em www.archivesportaleurope.net, e mergulhe na história da Europa!

Veja o vídeo de apresentação do Portal de Arquivos Europeu aqui.

Para mais informação sobre como funciona o modo de pesquisa no Portal, veja o tutorial vídeo aqui.

Ou então contacte-nos.

www.archivesportaleurope.net
www.archivesportaleuropefoundation.eu
info@archivesportaleuropefoundation.eu

Esta notícia foi publicada em 24 de Julho de 2017 e foi arquivada em: Notícias.