Saltar os Menus

Notícias

2 de Abril de 2019

Editora Orfeu Negro ganha prémio na Feira do Livro de Bolonha

A poucas horas do início do Dia Internacional do Livro Infantil que hoje se comemora, foi ontem à noite anunciado que a editora Orfeu Negro ganhou o prémio da Feira do Livro de Bolonha para a melhor editora de livro infantil da Europa.

A Feira do Livro Infantil de Bolonha criou em 2013 um prémio que reconhece o trabalho das mais inovadoras editoras de livros ilustrados para crianças e jovens, em diferentes áreas geográficas, tendo a Orfeu Negro sido distinguida como a melhor da Europa. Fundada em 2007 e dedicada sobretudo ao ensaio, privilegiando as artes contemporâneas, da dança à fotografia, a Orfeu Negro criou em 2008 a coleção Orfeu Mini só dedicada ao livro ilustrado para os mais novos, e foi por esse trabalho literário que recebeu agora o prémio.

Numa década, a Orfeu Negro editou cerca de uma centena de livros ilustrados, a maioria de autores estrangeiros, com destaque para Oliver Jeffers, John Klassen, Davide Cali, Benjamin Chaud, Ana Pez, Manuel Marsol e Carson Ellis. Há ainda autores portugueses presentes no catálogo da Orfeu Negro, com grande destaque para as ilustradoras Catarina Sobral, Madalena Moniz e Carolina Celas.

Em 2013, na primeira edição, o prémio da melhor editora da Europa foi atribuído à editora Planeta Tangerina.

Esta notícia foi publicada em 2 de Abril de 2019 e foi arquivada em: Prémios.
DGLAB