Saltar os Menus

Notícias

28 de Setembro de 2020

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação

Por ocasião do Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, que hoje se celebra, a Unidade Técnica de Iberarchivos não quis deixar passar a ocasião sem oferecer um pequeno contributo, que esperamos seja do vosso agrado.

Com o intuito de destacar a importância do acesso à informação e à verdade protegida nos testemunhos documentais de Arquivo, preparamos cuidadosamente, com os meios que dispomos na Unidade Técnica, a exposição virtual “Iberarquivos. Defenda os Direitos Humanos pela Cooperação ”: https://www.iberarchivos.org/expoddhh/

Como muitos de vocês sabem, para o Iberarquivos a preservação, proteção e consulta pública dos arquivos que contêm os documentos que testemunham as violações dos direitos humanos tem sido uma linha principal desde o seu início. O interesse qualitativo destes projetos e o impacto nas pessoas que sofreram as atrozes violações de direitos humanos por parte dos regimes repressivos é o que é verdadeiramente fundamental nestes projetos mas, em termos quantitativos, também gostaria de destacar que o Programa apoiou, até agora, 57 projetos de 38 instituições diferentes em 11 países latino-americanos, com financiamento do programa de 338.385,95 euros. Estes valores falam por si só do comprometimento do Iberarquivos e do seu papel crucial na preservação desta memória frágil e vulnerável.

 

Esta notícia foi publicada em 28 de Setembro de 2020 e foi arquivada em: Notícias.