Saltar os Menus

Notícias

26 de Junho de 2018

Conto Contigo – Programa de Literacia Familiar

Na sequência do protocolo de colaboração estabelecido no passado dia 4 de junho entre a DGLAB e a Fundação Aga Khan Portugal, está previsto decorrer em sete bibliotecas públicas, e na DGLAB, ações do Programa de Literacia Familiar “Conto Contigo” nas Bibliotecas Públicas,

programa de reforço de competências parentais de suporte à literacia emergente das crianças, dirigidas aos técnicos das bibliotecas públicas e a outros mediadores de leitura enquanto parceiros essenciais das escolas e das famílias na promoção e desenvolvimento das literacias.

quadro agakhan.png

O plano de formação prevê dois momentos: uma sessão de 4 horas e depois, uma sessão de aprofundamento com a duração de 7 horas e o objetivo é o de que os formandos sejam depois capazes de implementar o Programa nos seus contextos de trabalho, de forma autónoma, com o apoio da Fundação Aga Khan.

“Os programas de promoção da literacia implementados nas bibliotecas encorajam os pais a desempenharem um papel mais ativo no desenvolvimento da literacia dos seus filhos, envolvendo-se de um modo mais consciente e sábio nas atividades que visam o desenvolvimento de competências da literacia emergente dos seus filhos. No entanto, os estudos realizados em Portugal sobre hábitos e práticas de leitura indicam que os recursos da comunidade são, de um modo genérico, pouco aproveitados pelas famílias para promover hábitos de literacia nas crianças.”

AgaKhanAcoes.jpg

Para se inscrever na formação do Programa de Literacia Familiar Conto Contigo deverá aceder à plataforma moodle da AKF. Na área Formação Bibliotecas Públicas encontrará a ligação para o formulário de inscrição.

Para qualquer informação adicional poderá contactar a Direção de Serviços de Bibliotecas da DGLAB através do email: rnbp@dglab.gov.pt

Esta notícia foi publicada em 26 de Junho de 2018 e foi arquivada em: Notícias, Programas.