Saltar os Menus

Notícias

30 de Junho de 2016

Conferência Internacional “Património Cultural: Prevenção, Resposta e Recuperação de Desastres”

Neste ano em que se evoca a memória do cinquentenário da catastrófica inundação de Florença (e, uns meses depois, das cheias que devastaram as coleções do Museu Gulbenkian) faz sentido revisitar conceitos, princípios de atuação e boas práticas de prevenção e resposta a situações de emergência no Património Cultural.
A Conferência Internacional “Património Cultural: Prevenção, Resposta e Recuperação de Desastres” pretende suscitar a reflexão, a partilha de experiências e fomentar uma cooperação mais estreita entre as instituições que gerem bens culturais, institutos de investigação científica e serviços de proteção civil para conseguir uma gestão mais eficaz em situações de crise, de forma a controlar e minimizar perdas e danos. Pretende, ainda, alargar e reforçar bases de cooperação internacional.
Serão abordados temas como a análise e gestão de riscos, o efeito da catástrofe a médio e longo prazo nas instituições, olhando para casos paradigmáticos que fazem parte da história da conservação, e analisados métodos e técnicas ao nosso alcance para prevenir e recuperar Património.
Comissão Organizadora: Isabel Raposo de Magalhães (MNC); Rui Xavier (FCG); Isabel Saraiva (FO); Xavier Romão (FEUP); Esmeralda Paupério (FEUP)
Apoio Institucional: ICCROM, Comissão Nacional da UNESCO
Línguas – Português e inglês, com tradução simultânea
Preço – 50 euros
Mais informações: http://gulbenkian.pt/museu/en/evento/conferencia-internacional-patrimonio-cultural/

Programa

cartaz - Conferência Internacional "Património Cultural: Prevenção, Resposta e Recuperação de Desastres" 2016

cartaz – Conferência Internacional “Património Cultural: Prevenção, Resposta e Recuperação de Desastres” 2016

Esta notícia foi publicada em 30 de Junho de 2016 e foi arquivada em: Conferências.

Comente esta notícia

Tem de iniciar sessão para poder comentar.