Saltar os Menus

Notícias

17 de Dezembro de 2019

Cerimónia de assinatura dos contratos PADES

Numa cerimónia a decorrer no Palácio Nacional da Ajuda, no próximo dia 20 de dezembro, às 11 horas, com a presença da Ministra da Cultura Graça Fonseca, terá lugar a assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas – PADES, entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e as Comunidades Intermunicipais do Alentejo Central, do Cávado, da Lezíria do Tejo e do Médio Tejo.

O Programa PADES foi especialmente concebido para o apoio a projetos elaborados no âmbito das Redes Intermunicipais de Bibliotecas formalmente constituídas e é fruto da implementação de uma nova estratégia para as bibliotecas públicas que assenta no incentivo à criação de redes de bibliotecas de âmbito regional junto das Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas, procurando garantir uma maior articulação entre bibliotecas para a prestação de serviços em rede às populações.

Os projetos apresentados por estas quatro Comunidades Intermunicipais pretendem potenciar o impacto direto do trabalho em rede na melhoria do serviço público prestado aos cidadãos, otimizando recursos disponíveis, rentabilizando e qualificando serviços de cada biblioteca tendo em vista a melhoria do acesso dos cidadãos à informação.

Do trabalho em rede resulta para o cidadão a atenuação de eventuais desequilíbrios através da disponibilização do acesso a serviços e a recursos de biblioteca existentes na comunidade, independentemente do seu município de origem. Assim será possível reduzir custos e ganhar escala, reforçando a identidade regional e coesão territorial sem prejuízo da identidade local. Pretende-se assim promover o valor social e económico das bibliotecas, como lugar público de socialização, capaz de reforçar a coesão social e de responder às necessidades da população, sobretudo no contexto da inclusão social e digital dos cidadãos.

Esta notícia foi publicada em 17 de Dezembro de 2019 e foi arquivada em: Notícias.