Saltar os Menus

Notícias

13 de Março de 2018

Celebrado acordo para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo

No passado dia 12 de março foi celebrado, na sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), em Beja, um acordo de cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo.

Com este acordo, celebrado entre a CIMBAL e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), ambas as entidades se comprometem a trabalhar conjuntamente no sentido de criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e cooperação na área das bibliotecas, contribuir para o desenvolvimento das diferentes literacias tendo como referência as comunidades servidas, e a promover, em colaboração com outras entidades, a inclusão social e a participação cidadã.

O acordo foi assinado pelo Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, Jorge Rosa, e pelo Diretor-Geral da DGLAB, Silvestre Lacerda, na presença dos Presidentes de Câmara e representantes dos municípios que integram a CIMBAL, nomeadamente de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.

O acordo agora celebrado decorre da estratégia da DGLAB de apoio à constituição de redes intermunicipais de bibliotecas, e do empenho do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Baixo Alentejo que, desde 2013, tem vindo a reunir regularmente com o apoio da CIMBAL. Este grupo tem procurado fomentar laços de cooperação entre as bibliotecas, em torno de um plano estratégico comum, e alicerça o seu trabalho em padrões profissionais de funcionamento, de avaliação de serviços e de formação profissional contínua.

Esta notícia foi publicada em 13 de Março de 2018 e foi arquivada em: Notícias.