Saltar os Menus

Notícias

27 de Março de 2014

Catarina Sobral ganha o Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha 2014

catarina sobralDos 75 ilustradores selecionados, Catarina Sobral era o único nome português. A Feira anunciou entretanto ser ela a vencedora do Prémio Internacional de Ilustração.

O prémio, no valor de 21.000 euros, é patrocinado pela editora Fundación SM e destina-se a jovens ilustradores que tenham sido selecionados para a exposição anual de ilustração da Feira. O júri do prémio, que integrou Roger Mello (Brasil), Sophie Van der Linden (França) e Pablo Núñez (Espanha), elogiou na obra de Catarina Sobral, recentemente publicada no livro O meu avô, «a referência à tradição gráfica dos anos 1950, com uma interpretação contemporânea, e a composição da imagem baseada em básicas figuras geométricas».

Catarina Sobral começou a publicar em 2011 e rapidamente se afirmou junto do público e da crítica. Para além de uma menção no Prémio Nacional de Ilustração com Greve, recebeu também o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores na área de melhor livro infantil ilustrado pela obra Achimpa, e pelo Festival Amadora BD, como Melhor Ilustração de Livro Infantil. Entretanto o seu trabalho tem também suscitado o interesse dos editores estrangeiros, contanto já com edições em França (Helium), Itália (La Nuova Frontiera), Brasil (Martins Fontes) e Suécia (Urax), apoiadas pela DGLAB no âmbito do Programa de Apoio à Ilustração e BD.

A Feira do Livro Infantil de Bologna é o maior evento mundial do livro ilustrado e a Exposição Internacional destaca as tendências mais inovadoras na área. Depois de Bolonha, a exposição segue para o Japão, onde estará presente em vários museus até 2015.

Esta notícia foi publicada em 27 de Março de 2014 e foi arquivada em: Notícias, Prémios.