Saltar os Menus

Notícias

27 de Setembro de 2019

15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

O 15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas irá assinalar os 25 anos do Manifesto da UNESCO sobre as Bibliotecas Públicas.

Nos dias 4 e 5 de novembro de 2019, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a DGLAB e o Município de Leiria, em colaboração com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, promovem o 15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que, nesta edição, tem como tema os “25 anos do Manifesto da UNESCO/Serviços, comunidades e literacias: ainda precisamos de bibliotecas?”

O Manifesto proclama a crença da UNESCO na biblioteca pública como uma força viva para a educação, cultura e informação e como um agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual dos cidadãos. Nele, a biblioteca pública é considerada como sendo central para a liberdade e equidade de acesso à informação e ao conhecimento para todas as pessoas, devendo ter como principal objetivo desenvolver as competências de literacia das comunidades.

Neste ano de celebração, 25 anos após a sua ratificação, e mais de 30 anos passados sobre a criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, pretende-se fomentar a reflexão sobre o papel da biblioteca pública na comunidade, no nosso tempo. Assim, desafiamos os seus bibliotecários, em todo o país, a participar neste momento de reflexão sobre a forma como o Manifesto se relaciona com sua biblioteca: Quais das 12 missões do Manifesto estão a ser privilegiadas? A que públicos será prioritário atender? Quais aqueles que estão a ser desconsiderados? Quais os principais obstáculos para a concretização da missão da biblioteca pública? Que desafios enfrentam ? Qual o seu papel na sociedade atual?

“A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse da informação que lhes permita exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória, como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação. A biblioteca pública – porta de acesso local ao conhecimento – fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais. Este Manifesto proclama a confiança que a UNESCO deposita na Biblioteca Pública, enquanto força viva para a educação, a cultura e a informação, e como agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual nas mentes dos homens e das mulheres. Assim, a UNESCO encoraja as autoridades nacionais e locais a apoiar ativamente e a comprometerem-se no desenvolvimento das bibliotecas públicas.” in Manifesto.

A inscrição é gratuita mas obrigatória, limitada à capacidade da sala.

ROGRAMA PROVISÓRIO

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO online

Notas:
1. Têm prioridade na inscrição os técnicos a exercer funções em Bibliotecas Públicas que integrem a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

2. A inscrição de técnicos de bibliotecas que integram a RNBP que não tenham devolvido o questionário estatístico ou  cuja devolução tenha ocorrido fora do prazo, ficará como suplente, limitada à capacidade da sala.

3. A não comparência no Encontro ou nas suas atividades sem aviso prévio ou devidamente justificada, impede a inscrição em outros eventos promovidos pela DGLAB.

Patrocinadores:

LEIRIA
Local: Teatro Miguel Franco
Morada: R. Dr. Correia Mateus 40, 2400-137 Leiria
Telefone: 244 839 680

Email: rnbp@dglab.gov.pt
Telefones: (+351) 210 037 100/210 037 426/210 037 431

Esta notícia foi publicada em 27 de Setembro de 2019 e foi arquivada em: Eventos.
DGLAB